sábado, 11 de outubro de 2008

1º Semana de Estágio no CAIC


Após quase quatro anos de muitos estudos teóricos, participação por um ano no projeto de extensão denominado de práticas pedagógicas reflexivas, onde foi possível refletir junto com professores de várias creches municipais da cidade de Jequié sobre suas ações no cotidiano escolar, ministrar aulas por um período de oito meses a jovens e adultos de um centro de recuperação para dependes químicos ou alcoólicos e estagiar na educação infantil, e chegada a hora de seguir adiante e dar inicio no que parece ser o último desafio prático na condição de estudante do curso de Pedagogia.
É o estágio em educação do ensino fundamental. Após cumprida a semana de observação, iniciamos no dia 07 de outubro do corrente ano, o nosso trabalho na condição de estagiário regente para alunos da 1º Série no CAIC(Centro de Atenção Integral a Criança).
A nossa primeira atitude na condição de estágios regentes foi com relação a gestão da classe. Mudamos a disposição das carteiras dos alunos, visto que durante a nossa observação, percebemos que a maneira que as carteiras estavam “arrumadas” ocupavam toda a área da sala de aula, dificultando a movimentação dos alunos e a promoção de atividades que dependesse de maiores espaços a exemplo das rodinhas ou brincadeiras. A arrumação possibilitou uma maior integração tanto dos professores com os alunos com também dos alunos com seus colegas.
Ainda com relação a gestão de classe foi necessário fazer alguns acordos entre a comunidade da sala, visto que de acordo com nossa observação, o número de vezes que os alunos interompiam sua atividades para beber água ou ir ao banheiro, atrapalhava o desenvolvimento das aulas. Ficou combinado que tentaríamos evitar ao máximo, esta saindo para o banheiro a todo o momento.
Já com os combinados acordados, foram iniciadas as nossas atividades pré-estabelecidas nos planos de aula, já supervisionado pela nossa professora de estágio.

2 comentários:

Pedagogia do Crescimento disse...

Oi Ailtom, muito legal você se organizar, pensar na gestão da classe, isso é realmente importante para um professor estalecer regras e tentar seguir o combinado entre você e a turma. Embora o professor deve ser flexível...

Socorro Cabral - socorroleti@hotmail.com disse...

Oi Amilton,

São detalhes como esses, tão pequenos e ao mesmo tempo tão importantes, que vão fazendo a diferença na organização e gestão da sala de aula. As reflexões que vc traz, fruto da análise das categorias de Gauthier, são de extrema relevância nesse processo inicial.