Primeiro trataremos do trecho onde o autor coloca da necessidade do docente conhecer a matéria que ensina, conhecer aqueles que vão ensinar e saber o momento de assumir o controle ou liderança da classe, este último, não mais falarei, visto que já foi comentado na postagem da primeira semana de estágio. Quanto aos demais, são sem sobra de dúvidas imprescindíveis. Saber o que? por que? e para quem? se está ensinando, torna o processo ensino-aprendizagem muito mais fácil para ambas as partes(professor e aluno). E para que isso aconteça é necessário algumas rotinas para transições rápidas entre as atividades, a fim de não se perder tempo.
No caso de alunos como os nossos, crianças com menos de nove anos, adotamos mecanismos por exemplo de entregar a lata de lápis numa ponta, afim de que eles mesmos peguem os seus lápis e passe a lata ao colega do lado e assim sucessivamente até que chegue novamente aos mãos dos professores, do mesmo modo é feito com qualquer distribuição de material necessário para trabalhar as atividades propostas. O objetivo é justamente despertar a responsabilidade dos nossos alunos, além de promover a relação de bons modos entre seus pares, demonstrando inclusive a sua participação com sujeito ativo da sociedade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário