sábado, 11 de outubro de 2008


Trabalhamos a semana inteira, utilizando a teoria da apredizagem significativa de David Ausubel, utilizamos a freqüência com os nomes dos alunos, sempre com uma abordagem diferenciada, as atividades tornaram interessantes para as crianças, por tratava-se de algo que o aluno já sabia. Baseamos o ensino na estrutura cognitiva, fazendo ancoragem para a partir de então desvendar novos conhecimentos, daí foi possível conhecer a ordem alfabética, o tamanho, as primeiras e últimas letras de cada nome e quase todas as variações possíveis de ser visto a partir de uma única confecção, a confecção dos nomes destes alunos. Outra atividade desenvolvida foram os textos institucionais, onde mais uma vez, nos utilizamos da teoria de Ausubel, a apredizagem significativa, nos ancoramos no lúdico, ou seja nas brincadeiras infantis para trabalharmos a leitura e escrita dos nossos alunos a resposta foi satisfatória, visto que percebemos o interesse dos mesmos, com cada uma das atividades propostas.
Quanto ao nível de cognição de cada aluno, em alguns momentos foi necessário separar a turma em dois grupos: Um grupo maior formado por alunos com dificuldades de leitura e escrita e um grupo menor com alunos já alfabetizados. Distribuímos atividades de acordo com o grau cognitivo de cada grupo, para que nenhuma atividade proposta ficasse acima ou abaixo da capacidade momentânea de cada aluno.

4 comentários:

Patrícia disse...

Aí doidinho!
Não sabia que você tinha tanta experiência na área da educação!
Parabéns! E boa sorte neste estágio!
Patrícia

MESSIAS... disse...

Eu sei que vcs tem muita capacidade para gerir uma sala como essa e sei tb que com a ajuda de sua parceira de dupla(Janúsia) vcs irão cada vez mais longe. Sei da capacidade inquestionável dos dois e com certeza vcs farão um bom estágio.

janusia aquino disse...

com certeza nao so os alunos estão avançando no seu processo de alfabetizaçao como também você tem crescido no seu processo de formaçao educacional...
voce ta se saindo muito bem na gestão de classe.
ate o final do estagio alcançaremos nossos objetivos de mudar as atitudes das crianças e faze-las apropriar-se da leitura e da escrita ainda que nem toda a sala alcance..uma coisa é certa,estaos fazendo o melhor possivel

Socorro Cabral - socorroleti@hotmail.com disse...

Quer um conselho? Abandona o corpo de bombeiros e vem para a educação. Vc tá se revelando garoto. Precisamos de gente como vc na educação.